Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram adiar, nesta quarta-feira, 20, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anteriormente marcado para os dias 1º e 8 de novembro. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as novas datas ainda não estão definidas, mas serão entre um e dois meses depois.

Em nota, o Inep atribuiu a decisão a "demandas da sociedade" e a "manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia". As inscrições para a prova terminam às 23h59 da próxima sexta-feira, 22.

Na manhã desta quarta, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia sinalizado o adiamento do exame. Em publicação no Twitter, Weintraub afirmou que deseja ouvir os estudantes inscritos na prova para definir as novas datas.

O adiamento do Enem foi aprovado nesta terça-feira, 19, pelo Senado Federal, com 75 votos a favor. Apenas Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) votou contra.

Confira a nota do Inep na íntegra:

Atento às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.