O Instituto Anchietano de pesquisas (IAP) lançou na semana passada a Revista Antropologia  nº 75, onde apresenta o trabalho realizado por arqueólogos e pós-graduados da própria universidade, sobre os testemunhos materiais da Grande Estância Missioneira de Yapeyú, sobreviventes no município de Uruguaiana. A investigação científica teve o patrocínio da Unisinos e teve início em 2006.

A Grande Estância de Yapeyú foi a maior estância jesuítica da América Latina no século XVIII e servia de suporte alimentar dos Guaranis missioneiros.  Os testemunhos conservados no município de Uruguaiana são representativos dessas estâncias, havendo capelas, moradias, estruturas de manejo como currais, potreiros, tajamares (açudes) e partes do Caminho Real das Missões ainda transitadas.  Esses locais fazem parte da “Rota Jesuítica de Uruguaiana”, projeto de turismo cultural que está prestes a sair do papel.

Os Trinta Povos Guaranis formam o 4º Circuito Histórico mais importante do mundo, declarado pela UNESCO em 1997 e a Rota Jesuítica é um braço desse circuito.

Esta investigação científica elaborada pelo Instituto Anchietano de Pesquisas, contou com a participação dos pesquisadores Jairo Henrique Rogge, Pedro Ignácio Schmitz, José Afonso de Vargas, Marcus Vinícius Beber, Suliano Ferrasso e Dagoberto Alvin Clos.  O presente trabalho, juntamente com o posterior tombamento desses locais, habilitará o município de Uruguaiana a pleitear inclusive recursos internacionais para a construção de um museu jesuítico, entre outros projetos.

Deixe seu Comentário