A subida do nível do Rio Uruguai nos últimos dias e o crescimento desta estatística nas margens de outras cidades da região mantém a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e Defesa Civil em estado de alerta, visto que a possibilidade de enchente mostra-se bastante iminente.
A fim de antecipar-se a esta possibilidade, o Executivo Municipal já prepara dois locais de abrigo para realocar as famílias que possam vir a ser atingidas. Os locais escolhidos são o Centro Esportivo Zona Leste e o Ginásio de Esportes da EMEF José Francisco, antigo CNEC. Juntos os locais têm capacidade para abrigar até 55 famílias, em função do distanciamento social. As famílias que futuramente ocuparem estes espaços receberão instruções sobre a convivência coletiva em tempos de Covid-19, além de um frasco de álcool gel. Os munícipes que correm maior risco são aqueles que vivem em áreas próximas ao rio, principalmente nos bairros Mascarenhas de Moraes e Santo Antônio.
Segundo o diretor municipal da Defesa Civil, Paulo Wouters, com esta atividade o município busca métodos de prevenção, com o objetivo de realocar ordenadamente a população ribeirinha. “Estamos montando os abrigos antecipadamente para não corrermos o risco de as famílias enfrentarem algum tipo de perda. Seguimos monitorando a situação e, assim que necessário, coordenaremos a transferência das famílias para o abrigo”, informou. “Já estamos com a infraestrutura básica dos locais devidamente preparada e limpa”, ressaltou Wouters.
A passagem de um ciclone extratropical, que trouxe chuvas intensas para o estado a partir de terça-feira (7), causou enchentes em algumas cidades gaúchas. A chuva que atingiu o estado entre sábado (11) e domingo (12), principalmente nas regiões norte e noroeste, fez com que o nível dos rios que já haviam baixado voltasse a subir.
Nesta segunda-feira (13), o nível do Rio Uruguai, na estação de Uruguaiana, encontra-se em 7,77m acima do nível normal, crescendo lentamente. A projeção é de que cresça apenas dois centímetros durante o dia de hoje. A Defesa Civil permanece em alerta em função da onda de cheia vinda de São Borja, mas ainda acredita que o nível deva estacionar e até diminuir nas próximas semanas.

Fonte: Prefeitura

Deixe seu Comentário