Os transportadores de carga que costumam cruzar a fronteira com a Argentina por Uruguaiana, na BR-290, já devem ter percebido a diferença durante a realização das vistorias da Receita Federal. Nesta semana, o sistema de Vigilância Aduaneira Inteligente (VAI) passou a operar de forma oficial.


A ferramenta permite controlar de forma automática a liberação dos veículos sem a necessidade de intervenção dos servidores, que atuam nas cabines.


Assim como na entrada de um estacionamento de shopping, para liberar as duas cancelas existentes na alfândega, o motorista que conduz o caminhão precisa emitir um QR Code. A partir daí, um sistema informatizado gera informações para a avaliação dos riscos. São analisados o perfil do condutor, características e histórico do veículo e da carga, por exemplo.


— Enquanto o caminhão transita no território aduaneiro, num percurso de aproximadamente 400 metros, entre uma cancela e outra, o sistema coleta todas as informações. Quando esse veículo chegar até a segunda cancela e o motorista apresentar o QR Code para seguir viagem, ele já terá sido selecionado ou não para inspeção. Em uma situação de risco maior, a vistoria acontece de forma mais minuciosa — explica o superintendente da Receita Federal na 10ª Região Fiscal, Altemir Linhares de Melo.


De acordo com o órgão, o gerenciamento de risco de cada veículo acontece em aproximadamente 1 minuto e meio. Neste ponto de fronteira, cruzam, diariamente, cerca de 700 veículos de carga por dia.


— Esses veículos que passam a fronteira frequentemente podem se tornar alvo de aliciamento por organização criminosas, que buscam facilitar a passagem de armas, munições, drogas e outras mercadorias proibidas. Essa é a nossa preocupação — ressalta o auditor-fiscal.


A ferramenta foi planejada e desenvolvida por servidores da Receita Federal de Uruguaiana há cerca de um ano. A fase de testes durou aproximadamente três meses. A tendência, segundo o órgão, é de que esse novo sistema seja adotado em todos os pontos de fronteira no Brasil.

Deixe seu Comentário